quarta-feira, 11 de abril de 2012

Liberdade capitalista

"A escravidão é simplesmente a posse de mão-de-obra e exige cuidar dos trabalhadores, enquanto que o plano europeu é que o capital controle a mão-de-obra controlando os seus salários." Abraham Lincoln


A verdade miserável de trabalhar sem escrúpulos e sem reconhecimento. Só interessa o que valemos monetariamente, ainda para mais no estado actual de Portugal. Jovens promessas, velhos génios nada valem no mercado de trabalho actual. Nada nem ninguém é insubstituível, só a moeda nesta sociedade capitalista. Se há trabalho? Há. Se há crescimento e futuro numa carreira instável e sem um fio condutor? Há. Somos filhos de quem usou e abusou da liberdade de 74, da liberdade de construir, de edificar Portugal. 
Mas também somos filhos de quem reflecte e de quem quer ser mais e melhor todos os dias. Porque somos, sem eira nem beira, descendentes de "um povo adormecido e conformado ao seu destino sem futuro que aprendera o valor da liberdade. E como alguém escreveu, basta saboreá-la uma vez para nunca mais lhe esquecer o gosto" (Tavares, M.).

2 comentários: